Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Erro médico rende indenização a família de Praia Grande

Injeção aplicada em rapaz, aos cinco anos, atingiu o nervo ciático e fez com o jovem perdesse imediatamente o movimento da perna direita.

há 8 anos

Erro mdico rende indenizao a famlia de Praia Grande

Aos cinco anos, Lucas Pacheco Medrado de Oliveira foi com a mãe ao Pronto-Socorro perto de casa, em Praia Grande, para tomar uma medicação para febre. Porém, a injeção aplicada atingiu o nervo ciático e a criança perdeu imediatamente o movimento da perna direita.

Dezesseis anos depois, a Justiça considerou que houve erro no procedimento e que a família deve receber uma indenização por danos morais e reembolso pelo dinheiro investido em tratamento. A decisão é de segunda instância e ainda cabe recurso.

“Ninguém mais pode discutir o erro médico. Só o valor de danos, mas acredito que não será modificado”, garante o advogado do caso, Fabricio Sicchierolli Posocco.

Transtornos

Para Luzia Pacheco, mãe da vítima, a decisão judicial traz um doce sabor de vitória. Mas não o suficiente para apagar o amargo da lembrança daqueles dias. Lucas teve a infância e a adolescência afetada pelo erro no procedimento. “Ele se retraiu, só se comunicava com a família, reprovou na escola porque não falava”.

Além das sessões de fisioterapia e psicoterapia, Lucas também fez terapia ocupacional e outros acompanhamentos médicos. A mãe correu em muitos lugares à procura de resposta para o problema do filho e também de tratamento. Até hoje não perdoa o erro da auxiliar de enfermagem.

“Lucas nasceu prematuro, teve três paradas cardiorrespiratórias e sobreviveu sem sequelas. Mas por causa do erro de uma pessoa ele ficou sem andar”, desabafa.

Hoje, aos 21 anos, Lucas tem o movimento da perna recuperado. Porém, não consegue permanecer de pé por muito tempo, pois sente dormência.

Persistir

“Apesar da demora do processo, a justiça foi feita. Por isso, as pessoas não devem deixar seus direitos para depois. Só com processos como esse podemos evitar que outros passem pelo mesmo problema”, defende o advogado.

Na ação de danos materiais e morais a decisão da Justiça é que Lucas recebe indenização de R$ 40 mil pelos danos morais, mas o retroativo dos anos em que o processo ficou em andamento.

Em nota, a Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande informou que a Procuradoria-Geral do município entrou com recurso contra a decisão judicial em dezembro de 2015 e que aguarda o novo parecer do caso.

Esta notícia foi publicada no jornal A Tribuna. Foto Alexsander Ferraz.

  • Publicações439
  • Seguidores255
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1170
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/erro-medico-rende-indenizacao-a-familia-de-praia-grande/298858550

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Infelizmente no Brasil é assim. O garoto ficou com uma sequela grave, pois perdeu o movimento da perna e vai receber uma indenização de apenas R$ 40 mil. E o transtorno que passou a vida inteira? E os seus sonhos anulados? Muitas coisas que ele gostaria de fazer, será com grande dificuldades devido ao problema que tem. Esse menino deveria receber no mínimo 1 milhão, pois o problema vai ser carregado pelo resto de sua vida. O valor que ele vai receber e se receber, pois ainda tiveram o disparate de recorrer, não pagará nem os remédios que usou e que usará durante a sua vida. Lamentável! continuar lendo

Interessante... Médico prescreve medicamento, mas quem administra a injeção é o técnico de enfermagem. Não entendo como aplicação de medicamento em local equivocado pode ser enquadrado como erro médico. Afinal, quem foi o réu? O médico prescritor? O técnico aplicador? A instituição em que o paciente foi atendido? Achei matéria tendenciosa e sensacionalista com esse título de "erro médico", se não é esse profissional que aplica a injeção. Erro médico seria diagnóstico errado, prescrição de medicamento errado ou em dose equivocada. continuar lendo