Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Tire suas dúvidas sobre reconhecimento de paternidade

O pai que reconhece a paternidade de uma criança nem sempre tem o direito de propor uma ação negatória de paternidade.

há 8 anos

Tire suas dvidas sobre reconhecimento de paternidade

Recusa do pai

A recusa do suposto pai a se submeter ao exame de DNA não é crime, pois o ordenamento jurídico brasileiro garante o direito de não produzir provas contra si mesmo. Todavia, a súmula 301 do Superior Tribunal de Justiça, que dispõe que em ação de investigação de paternidade, aponta que esta recusa induz presunção de paternidade.

Registrar filho de outro

Registrar o filho de outra pessoa é crime, previsto no art. 242 do Código Penal: Dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outrem; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil.

Pena: reclusão, de dois a seis anos. Parágrafo único: Se o crime é praticado por motivo de reconhecida nobreza: há pena de detenção, de um a dois anos, podendo o juiz deixar de aplicar a pena.

Descoberta do pai

Quando uma pessoa registra uma criança como sendo seu filho, os tribunais admitem que só será possível a mudança no registro civil se o engano comprovar que a mãe do menor agiu com a intenção de enganar (dolo) ou que ele, pai, foi induzido ao erro pela mãe.

Entretanto, se apenas for descoberto esse fato após um período considerável de convivência de pai e filho, não se pode afirmar com precisão que será determinado o fim do vínculo. O chamado parentesco afetivo é uma realidade no Direito de Família.

Pensão na gravidez

A possibilidade de se pedir pensão durante a gestação está na Lei 1.1804/2008, conhecida como Lei de Alimentos Gravídicos. Cabe à gestante buscar elementos que comprovem o relacionamento com o suposto pai, como fotografias, cartões, cartas, mensagens em redes sociais.

Pedido de DNA

Antes ainda do nascimento da criança, a mãe pode pedir o exame de DNA, mas este tipo de ação é imprescritível, ou seja, nunca acaba o direito de uma pessoa obter informações sobre sua origem.

Estas dicas foram publicadas por Kelly Kalle, com a consultoria do advogado Fabricio Sicchierolli Posocco, no jornal A Tribuna.

Imagem Freepik. Com

  • Publicações439
  • Seguidores255
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações53110
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tire-suas-duvidas-sobre-reconhecimento-de-paternidade/311850020

Informações relacionadas

Andre Miranda, Advogado
Artigoshá 2 anos

É obrigatório o pai registrar o filho? O que fazer caso ele não queira?

Estevan Facure, Advogado
Artigoshá 7 anos

“Reconheci a paternidade de um filho que não é meu, mas me arrependi. E agora?”

Marcos Iglesias de Barros, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Ação negatória de paternidade com pedido de DNA

Leonardo Petró de Oliveira, Advogado
Artigoshá 7 anos

Registrei um filho que não é meu. E agora?

Investigação de paternidade: tire suas dúvidas

100 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tenho uma caso preciso algum advogado continuar lendo

Olá Saliou, estamos à disposição. Nossos contatos de atendimento estão no site www.posocco.com.br continuar lendo

Ola ,tenho uma filha de 15 anos,e meu ex marido registro ela ,pq qdo engravidei estava separada dele e qdo voltamos eu já estava grávida, e o pai dela não quis saber dela é meu marido me disse pra deixar pra lá que ele registrava ela,e agora nos divorciando e ele disse que não vai pagar a pensão dela ,gostaria de saber o que faço nesse caso ? continuar lendo

Oi Marta, procure um advogado de sua confiança. continuar lendo

Oi boa noite por favor so uma duvida quando dna da positivo e vai pro forun resuldado o juiz ja automático registra e ja resolve sobre a pensao ne continuar lendo

Oi Marcela, em tese, sim. continuar lendo

Em caso de ocultamento de recém-nascido por parte da mãe também prevê pena de reclusão? Ou apenas para homens que ocultem do pai biológico? continuar lendo

Oi Lucas, depende. Procure de forma particular um advogado de sua confiança ou a OAB da sua cidade para análise específica do caso. continuar lendo

Registrei uma criança qui não é minha , pois quando mim casei ,com minha esposa ela estava grávida de outra relação porém o pai biológico nunca deu suporte nem a procurou durante a gestação, agora 4 meses d err pois da nenem ter nacido ele disse qui vai procura rua direitos, A minha pergunta é existe chance de eu continua sendo o pai ela no registro?
Ou estou com problemas? continuar lendo

Olá Wesley, no Direito cada caso é um caso e deve ser analisado com suas particularidades. Por isso, recomendo que procure um advogado de sua confiança. continuar lendo