Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

WhatsApp no trabalho: assédio, hora extra e justa causa

Até onde o uso do aplicativo com fins profissionais pode ser considerado dentro do normal.

há 7 anos

WhatsApp no trabalho assdio hora extra e justa causa

O WhatsApp tem sido pivô de ações trabalhistas. No escritório Posocco & Associados Advogados e Consultores as consultas mais comuns são para processos de assédio, pagamento de hora extra e demissões por justa causa.

“Uma cliente nos procurou relatando que era perseguida por seu chefe por intermédio do WhatsApp. As trocas de mensagens ocorriam durante o horário de trabalho e fora dele. Alguns destes comentários inadequados foram também compartilhados em grupos no aplicativo, expondo a vítima aos demais colegas. Tal conduta gerou indenização à empregada”, exemplifica o advogado Fabricio Sicchierolli Posocco.

De acordo com o especialista, o uso do aplicativo no ambiente de trabalho é útil desde que seja utilizado de forma moderada, pois todo excesso é nocivo. Confira:

ASSÉDIO

Até onde o uso de WhatsApp com fins profissionais pode ser considerado dentro do normal?

Advogado Fabricio Posocco: O aplicativo deve ser usado dentro do horário de trabalho de forma objetiva, com fins estritamente profissionais. Deve-se observar a forma de comunicação para que não seja inadequada, ofensiva ou preconceituosa.

HORA EXTRA

Um funcionário pode pedir hora extra por atender demanda do chefe via WhatsApp fora do horário de trabalho?

Advogado Fabricio Posocco: Sim. É muito comum que empregados sejam acionados fora do horário de expediente via WhatsApp para resolverem problemas relativos ao empregador. Os 'prints' dessas conversas servem de prova em processos trabalhistas para efeito de hora extra.

JUSTA CAUSA

Em quais situações de trabalho a utilização do WhatsApp pode gerar demissão?

Advogado Fabricio Posocco: O uso do WhatsApp pode gerar demissão quando é excessivo e resulta em prejuízos ao empregador. O mau uso do aplicativo pode desconcentrar o empregado em relação ao seu trabalho e, dessa maneira, afetar sua produtividade. Se o empregador detectar tal situação poderá advertir o empregado, suspendê-lo e, em caso de persistência, demiti-lo.

USO RECOMENDADO

Como seria o uso saudável do WhatsApp no trabalho?

Advogado Fabricio Posocco: A empresa que deseja utilizar essa ferramenta como meio de aprimorar seus processos deve orientar muito bem seus empregados. Ela deve ressaltar a disciplina e a responsabilidade. Não pode haver brincadeiras e futilidades. Deve também observar a linguagem que utiliza para evitar o assédio, bem como o tempo, para impedir o uso fora do horário de expediente.

Esta reportagem foi publicada na Gazeta do Litoral.

  • Publicações439
  • Seguidores255
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6304
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/whatsapp-no-trabalho-assedio-hora-extra-e-justa-causa/458512796

Informações relacionadas

Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região TRT-1 - Recurso Ordinário Trabalhista: RO XXXXX20175010041 RJ

Tainara Magalhães, Advogado
Artigoshá 4 anos

Qual a responsabilidade da empresa quando ela cria um grupo no WhatsApp para comunicação com os empregados?

Rachel Barbosa, Advogado
Artigoshá 3 anos

WhatsApp e o Direito do Empregado à Desconexão

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 4 anos

WhatsApp fora do horário de trabalho gera processo e condenação de empresas

Emanuel Lima, Advogado
Artigoshá 9 anos

O uso das redes sociais e aplicativos no ambiente de trabalho e suas consequências

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tenho uma dúvida quanto a utilização por mais de um empregado no ambiente, sendo que não é relativo ao trabalho. Porém apenas um dos trabalhadores é advertido e demitido por justa-causa
Nesse caso o trabalhador tem alguma possibilidade de recorrer? continuar lendo

Oi Edson, sim. Sugiro que converse pessoalmente com um advogado da sua confiança. continuar lendo

E no caso de empregados domésticos? continuar lendo

Olá Antonio, funciona da mesma forma. Basta que o empregado não esteja trabalhando regularmente para poder ser advertido ou até mesmo demitido, tudo em virtude do uso indevido das redes sociais e/ou WhatsApp. continuar lendo

Posocco & Associados: Obrigado pela gentil resposta. Tenho dúvidas quanto a forma de efetivamente configurar tal prática abusiva. continuar lendo

Oi Antônio, a resposta ao seu questionamento possui outras variáveis que devem ser analisadas, o que nos impede de apresentar uma resposta efetiva no seu caso. Assim, favor procurar advogado de sua confiança ou a OAB da sua cidade para que seu caso possa ser analisado por profissional habilitado e a sua dúvida esclarecida. continuar lendo