Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

STF determina que prefeituras são obrigadas a devolver “taxa de incêndio”

Contribuintes podem pedir na Justiça os valores pagos nos últimos cinco anos.

há 7 anos

STF determina que prefeituras so obrigadas a devolver taxa de incndio

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou no último dia 24 que as prefeituras de todo o país, que cobram dos seus munícipes a taxa de combate a incêndio, terão de devolver o dinheiro aos contribuintes.

Segundo o relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, os contribuintes poderão inclusive pedir à Justiça ressarcimento dos valores pagos nos últimos cinco anos.

Por seis votos a quatro, os ministros entenderam que o artigo 144 da Constituição Federal atribui aos estados, por meio dos Corpos de Bombeiros Militares, a execução de atividades de defesa civil, incluindo a prevenção e o combate a incêndios. Logo, o Estado não pode cobrar por um serviço de segurança pública que é de sua responsabilidade.

Os ministros também consideraram que estados e municípios não podem instituir taxas que tenham como base de cálculo mesmo elemento que dá base a imposto, uma vez que incidem sobre serviços usufruídos por qualquer cidadão, ou seja, indivisíveis.

O advogado Fabricio Sicchierolli Posocco, do escritório Posocco & Associados Advogados e Consultores, esclarece que "A decisão do STF cria um precedente para que o munícipe não pague mais essa taxa. Portanto, basta não fazer o pagamento. Caso pretenda ser cauteloso, poderá remeter uma carta com aviso de recebimento endereçada a Procuradoria Fiscal do Município informando que na qualidade de munícipe não pagará a respectiva taxa em virtude da decisão do STF sobre a inconstitucionalidade da cobrança".

No caso que o cidadão já pagou a taxa, Posocco orienta que se procure um advogado de confiança para recuperar os valores pagos indevidamente. "Em tese, o advogado poderá promover uma ação de repetição de indébito e pleitear a devolução dos valores pagos nos últimos cinco anos, cabendo à municipalidade fazer a restituição devidamente corrigida".

Esta notícia foi publicada no site Diário do Poder. Foto: Pixabay/Skeeze

  • Publicações439
  • Seguidores255
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16516
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-determina-que-prefeituras-sao-obrigadas-a-devolver-taxa-de-incendio/468926970

Informações relacionadas

Jader Gustavo Kozan Nogueira, Advogado
Modeloshá 5 anos

Ação declaratória de inexistência de relação jurídica tributária c/c repetição de indébito - taxa/contribuição incêndio

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 7 anos

Cobrança de taxa de combate a incêndios por municípios é inconstitucional

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigosano passado

A inconstitucionalidade da taxa de incêndio

Jader Gustavo Kozan Nogueira, Advogado
Artigoshá 7 anos

Municípios não podem cobrar taxa de combate a incêndio

Renato Correia de Melo, Advogado
Artigosano passado

Pode ou Não Pode Cobrar Taxa de Bombeiro?

27 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Dependendo dos valores que se paga (aqui por volta de 25 reais), gastaremos mais pedindo. Isso poderia muito bem ser devolvido automaticamente como abatimento no IPTU. continuar lendo

?? Ficou vago.
Em MG o Estado é quem cobra. continuar lendo

Genildo, esta taxa seja ela da prefeitura ou do estado foi extinta pelo STF. Decisão válida para todo o país. Procure um advogado da sua confiança ou a OAB da sua cidade para obter mais detalhes. continuar lendo

cadê o julgado? continuar lendo

http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=344324 continuar lendo

Bom, e no caso dos estados como o do Rio? continuar lendo

"...Por seis votos a quatro, os ministros entenderam que o artigo 144 da Constituição Federal atribui aos estados, por meio dos Corpos de Bombeiros Militares, a execução de atividades de defesa civil, incluindo a prevenção e o combate a incêndios. Logo, o ESTADO não pode cobrar por um serviço de segurança pública que é de sua responsabilidade".

Entendo, portanto, que nenhum (estado ou município) pode cobrar a referida taxa. continuar lendo

Daniele, esta taxa seja ela da prefeitura ou do estado foi extinta pelo STF. Decisão válida para todo o país. Procure um advogado da sua confiança ou a OAB da sua cidade para obter mais detalhes. continuar lendo