Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Serviço de recall é válido para todos os produtos

há 7 anos

Muitos consumidores ainda sentem dúvida quando se trata de serviços de recall. O procedimento gratuito que o fabricante informa o público e eventualmente o convoca para sanar os defeitos encontrados em produtos vendidos ou serviços prestados é valido para todos as áreas, e não apenas para o meio automotivo, que é o segmento mais comum de se ocorrer.

Um exemplo deste pensamento é a opinião do representante comercial Ivaldo Lucena, que para ele a atividade só era realizada em automóveis. “Realmente eu não sabia. Nunca aconteceu isso comigo, mas com alguns familiares que tiveram problema assim que o carro foi comprado. Logo na primeira semana foi comprovado que era um problema da fabricante do carro, que logo trocou o veículo para o bem de todos”, comentou.

A palavra inglesa é utilizada no Brasil como sinônimo de chamamento e é um dos direitos considerados essenciais ao consumidor previsto no Código de Defesa do Consumidor, na Lei nº 8.078/90.

Segundo a advogada Viviana Callegari, é necessário que as pessoas saibam sobre a utilização do recall. “Ele é destinado a produtos ou serviços que causam algum prejuízo ou falta segurança, isso pode acontecer com um fogão entre outros produtos”, dissertou.

De acordo com Viviana, os usos dos meios digitais facilitam a informação e as dúvidas. “O uso é excelente para o conhecimento do recall, porque com ela, o contato entre o fabricante e o consumidor fica mais fácil, existem sites de empresas que já tem uma área para isso. Mas o chamado ainda continua acontecendo na TV, rádios e jornais”, proferiu.

Ainda conforme a advogada, a população mesmo com a informação, não vê a relevância do serviço. “Muitas vezes, a pessoa não leva a sério demorando para responder a empresa ou entrar em contato. É importante avisar de imediato”, relatou.

No recall não há data limite para chamar ou convocar. Ele é válido enquanto perdurar o defeito, porém, quanto mais tempo levar, maior o risco na segurança do cliente.

Esta reportagem foi escrita por Larissa França e publicada na Gazeta do Litoral. Imagem: Freepik

  • Publicações439
  • Seguidores255
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações142
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servico-de-recall-e-valido-para-todos-os-produtos/483093160

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)