Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Porque eu escolhi ser advogado

há 6 anos

Por Fabrício Posocco

Ser advogado é muito mais do que conhecer leis e procedimentos. É sinônimo de estudo, trabalho, paciência, perseverança, criatividade, destemor, coragem, humildade e de saber ouvir. Tudo isso faz com que o advogado se torne um agente essencial para a segurança jurídica do mundo moderno. Tendo importância, inclusive, constitucionalmente assegurada para com a realização da Justiça.

A carreira é bem promissora e permite uma vasta área de atuação. Mas, não foi somente isso que me atraiu para esta atividade. A oportunidade de auxiliar as pessoas a encontrarem o que se entende por um ideal de justiça sempre me fascinou. São estes desafios que tornam a profissão de advogado tão prazerosa.

Para ser um bom profissional é preciso desenvolver sua capacidade técnica em conjunto com as relações humanas. Também é necessário manter uma postura condizente com as expectativas de eficiência e comprometimento para com seus clientes, o Direito e a Justiça. Deve ter um perfil organizacional e um constante exercício de adaptação e flexibilidade comportamental, normalmente chamado de “jogo de cintura”. Por fim, há de demonstrar efetivo comprometimento com os princípios da ética profissional para com os colegas de profissão.

Há 20 anos eu me dedico ao Direito. Atuante tanto como advogado militante e coordenador de uma equipe multidisciplinar de um escritório de advocacia quanto na área acadêmica como professor em faculdades e cursos preparatórios para carreiras jurídicas, sou ciente de que nenhuma profissão é fácil no início. Porém, acredito que com muito trabalho e perseverança alcançamos a vitória e o sucesso.

Aliás, ter êxito não pode ser considerado como resultado de sorte ou do acaso. É preciso apreender a conviver com derrotas. Não desistir no meio do caminho. E fazer desses percalços um trampolim impulsionador do profissional mais experiente e cada vez mais forte.

Assim é o advogado. Leal e justo. Comprometido com a verdade sem incitar o ódio ou revanchismo. É o profissional que utiliza seus conhecimentos para ajudar o próximo.

*Fabrício Posocco é professor universitário, coautor de livros jurídicos e advogado sócio-proprietário do escritório Posocco & Associados Advogados e Consultores (www.posocco.com.br). Foto: Roberto Konda

  • Publicações439
  • Seguidores255
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26684
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/porque-eu-escolhi-ser-advogado/611185246

Informações relacionadas

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 4 anos

5 motivos para fazer Direito e a importância de cursar esta graduação

Fátima Burégio, Advogado
Artigoshá 10 anos

A arte de advogar

Rafael Aires, Advogado
Notíciashá 3 anos

Frases inspiradoras para grandes advogados

Paula Argolo
Artigoshá 8 anos

Para se inspirar: conheça o perfil dos 10 advogados mais poderosos do Brasil

Weverton Ayres, Advogado
Artigoshá 5 anos

Os 4 princípios para uma negociação efetiva segundo Harvard

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que bom que o colega destacou na área. Ao reverso de sua caminhada, conheço colegas capacitados que não experimentaram o mesmo sucesso. Encontraram pelo caminho clientes que não deram valor ao seu conhecimento, uma instituição (OAB) que em nada apoia sua classe, inobstante ao valor exarcebado da anuidade e escritorios que pagam um pouco mais de de 1.800,00, para causídico contestar 30 ações em um dia....mas tenho consciência que cada um é cada um....apenas queria registrar outro lado... parabéns Doutor.. continuar lendo

Concordo, Dr. Marcelo Maeda.

Conheço advogados que mergulharam em cursos de pós-graduação, e não conseguem pagar as contas do escritório. continuar lendo