Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Quais as vantagens do síndico morador?

É preciso analisar as condições e escolher a opção

há 5 anos

O síndico desempenha um papel fundamental no dia a dia do condomínio. E zelar pelo bem-estar do condomínio e dos moradores está entre suas principais tarefas. Por isso, exige-se atenção, paciência, disposição e muito jogo de cintura para lidar com alguns conflitos.

Para gerir todas as responsabilidades sem deixar nenhuma tarefa de lado, recomenda-se que este profissional tenha um bom planejamento e um cronograma de metas. E entre as suas obrigações estão: gerenciar os funcionários, fazer manutenções, acertos de contas, convocação de assembleias e etc.

E quando se fala em síndico surge à dúvida: qual é a melhor opção para o condomínio? O síndico morador ou o terceirizado? Para o advogado Alexandre Berthe Pinto, o síndico profissional é aconselhável nos condomínios em que há conflitos tradicionais entre moradores, que precisam de reformas constantes.

Já no caso de colocar o morador como síndico, a advogada do escritório Posocco & Associados diz que é indicado em caso de condomínios menores e mais simples. "Deve-se levar em consideração a responsabilidade, comprometimento e imparcialidade do síndico morador na tomada de decisões e providências em benefício do coletivo", explica a advogada Viviana Callegari, especialista em direito imobiliário do escritório Posocco & Associados Advogados e Consultores.

Contar com um síndico morador garante algumas vantagens, uma delas é que ele está presente para resolver eventuais problemas. "O custos também são menores, já que ele tem a isenção da taxa condominial. O síndico morador conhece os vizinhos, e com isso, consegue fazer a política da boa vizinhança", garante Berthe.

Entre as desvantagens do síndico morador, segundo a advogada está na parcialidade em casos de conflitos entre condôminos que pode ocorrer, além do tempo restrito para o condomínio, em razão do exercício de sua profissão.

Ao escolher um síndico, é necessário refletir nos prós e contras, pois o profissional procura agir com imparcialidade, mas por outro lado não está presente diariamente na rotina dos condôminos. Já o morador que possui uma presença diária, muitas vezes não tem o conhecimento em administração e gestão.

Por isso, é preciso analisar a situação do prédio e escolher a opção que mais se enquadra no perfil do condomínio com o melhor custo x benefício. E lembre-se sempre que síndico desempenha um papel importante no dia a dia de um condomínio.

Esta reportagem foi escrita por Fabiana Maia para SP Imóvel. Foto: Katemangostar/Freepik

  • Publicações439
  • Seguidores255
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4461
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-as-vantagens-do-sindico-morador/647122757

Informações relacionadas

Miguel Zaim, Advogado
Artigoshá 5 anos

Assembléia permanente contínua ou em aberto é permitida?

Dr Vinícius Fonseca Nunes, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Notificação Extrajudicial de Cobrança

Bernardo César Coura, Advogado
Notíciashá 9 anos

Manual do síndico: elegeram-me síndico. E agora?

Vistoria abusiva na saída do imóvel: quais os direitos do inquilino?

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 4 anos

Isenção de taxa condominial concedida ao síndico é tributável?

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A parcialidade citada é uma doença maligna difícil de ser diagnosticada e mais difícil de ser erradicada. É como capim tiririca, uma praga que infesta todos os ambientes continuar lendo

O principal defeito do síndico profissional é de que, como não é dono e não paga, não seleciona as melhores opções nem discute se os gastos são realmente necessários.
Por outro lado tem melhores condição, por maior utilização (economia de escala) de ter uma equipe para atendimentos às necessidades do condomínio. Assim, se o síndico profissional de seu condomínio não tiver esta equipe, pense seriamente em sua substituição.
Outro ponto essencial é de que o mesmo entenda sobre as leis as quais os condomínios devem conviver.
Quanto ao síndico morador, o maior, ou até mesmo o único, problema é que a maioria dos condôminos não tem o discernimento para entender as diferenças entre as funções do mesmo como síndico e como morador. continuar lendo

Escolher um síndico profissional pode ser mais benéfico, mesmo em condomínios menores, pois é alguém "de fora" vendo as necessidades e buscando soluções. O síndico profissional deve ter uma rede de contatos e fornecedores para poder administrar um condomínio, traçar objetivos e definir metas.

A escolha de um síndico morador pode trazer benefícios quanto aos custos, mas em compensação o síndico morador se verá envolvido em conflitos entre moradores e isto gera inimizades. O síndico morador deve ter muita disponibilidade de tempo para gerir e administrar com sucesso o condomínio, pois não é tarefa fácil. continuar lendo